Idosos serão 30% da população em 2100, diz ONU
Semana de alerta para os acidentes domésticos, criada por lei do deputado Reichembach, começou no Paraná.
A principal característica demográfica do século XXI será o envelhecimento populacional. A projeção é da Divisão de População da ONU: em 2100, o mundo deverá ter 30% de sua população formada por idosos. Atualmente, o mundo tem 1,1 bilhão de pessoas com 60 anos ou mais, o que corresponde a 13,9% do total populacional.
O país que mais tem idosos é a China (264,7 milhões), seguida de Índia (148,7 milhões) e EUA (79,3 milhões). O Brasil ocupa o sexto lugar (33 milhões), o que equivale a 15% da população total do país. Até 2030, a expectativa é chegar a 25% de idosos no Brasil, com mais pessoas idosas do que jovens menores de 15 anos.
Em 2020, 69% dos idosos no Brasil viviam com renda pessoal mensal de até dois salários mínimos. A pobreza nessa faixa etária é um desafio grande, na medida em que, no geral, aumentam os custos com o tratamento de problemas de saúde, cuidados especiais etc.
Lei estadual
Para contribuir com o bem-estar e cuidado com os idosos, desde 2017 a primeira semana de junho é marcada como a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos no Paraná. Nesse período, a Secretaria de Estado da Saúde promove a divulgação de materiais a respeito do tema e reforça esse alerta com as Regionais de Saúde e os 399 municípios.
A lei 18.952/2017, de autoria do deputado Reichembach (PSD), tem como objetivo conscientizar e evitar acidentes dentro de casa com pessoas idosas, que com a idade ficam mais suscetíveis às quedas e outros incidentes. “A população idosa está crescendo, precisamos criar políticas públicas e ações que protejam estas pessoas tão importantes que já fizeram e ainda fazem tanto por todos nós. Respeitar é aceitar, acolher, amar, querer bem e também cuidar”, afirma Reichembach.
Dicas de cuidados
A seguir, algumas dicas para evitar quedas e outros acidentes dentro de casa: ⠀⠀
– Não deixe o piso do banheiro molhado após tomar banho;
– Instale corrimões no banheiro e nas escadas para maior acessibilidade;
– Mantenha os ambientes bem iluminados;
– Não deixe os fios de aparelhos eletrônicos esticados pela casa;
– Proteja as quinas pontiagudas dos móveis;
– Prefira calçados com solados emborrachados.
Na foto: A lei 18.952/2017, de autoria do deputado Reichembach (PSD), tem como objetivo conscientizar e evitar acidentes dentro de casa com pessoas idosas.