Nem todos que te aplaudem querem o seu bem

Você já deve ter ouvido de algum conselheiro que as pessoas até desejam o bem, mas nunca querem lhe ver melhor que elas. Sim, a felicidade incomoda muita gente, não só pelo fato daquilo que possui de material, mas por algo que é natural e que o outro não consegue adquirir em nenhum ponto comercial. A energia de cada pessoa é única, assim como, a forma de lidar com as situações corriqueiras do dia a dia, basta olhar para as tarefas que precisamos cumprir, o que para um é leve e tranquilo para o outro é pesado e desgastante. É diante das atitudes que se destaca o diferencial das pessoas, onde o tempo nos mostra quem queremos por perto ou distante de nós.

Inveja, maldade, aversão… Não sei qual substantivo representa tal condição. Algumas pessoas simplesmente não vão gostar de você, não importa o que faça. Basta lembrar da fábula da cobra e o vaga-lume, na narrativa a cobra vivia perseguindo o vaga-lume querendo devorá-lo, até que um dia o inseto cansado de fugir, perguntou o motivo para a cobra querer destruí-lo, visto que, ele não havia lhe provocado e nem fazia parte da cadeia alimentar do réptil, ela friamente respondeu: por que não suporto ver o seu brilho.

Pessoas iluminadas quando alcançam uma conquista não precisam ofuscar ninguém para se sentirem felizes, já as tóxicas vivem presas a escuridão, não suportam ver a alegria alheia que tentam de tudo para roubá-la, e assim, experimentam a satisfação quando conseguem diminuir uma vibração positiva. Geralmente, se aproximam com sorrisos gentis demonstrando-se confiáveis, mas, aos poucos, como animais peçonhentos, vão espalhando o veneno com seus botes traiçoeiros. Por isso, fique atento, mais perigoso que um inimigo declarado, é o amigo fingido que faz artimanhas e vive ao seu lado.

Não basta está feliz, é preciso cuidar da felicidade. Se você pensa que dar notícia ruim é difícil, pense duas vezes antes de dar uma notícia boa, pois, nestes momentos, o seu desejo é de contar para o mundo o quanto está de bem com a vida, a emoção é tão intensa que almeja contagiar quem está próximo com esse amor latente em seu íntimo, no entanto, o retorno de alguns pode decepcionar.

Lembre-se que no setor das amizades quantidade não é sinônimo de qualidade, se quer agir com sabedoria comece contendo a sua euforia, essa é a melhor forma de proteger e conservar uma emoção exuberante, escolha as pessoas certas para compartilhar seus sonhos, não deixe que a irritação de quem vive na sombra apague a sua luz.

Joceane Priamo

Joceane Priamo nasceu em Francisco Beltrão-PR, em 23 de maio de 1988. É formada em Letras Português e Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), pós-graduada em Docência no Ensino Superior, Antropologia, Educação Especial e Intelectual. Em março de 2021, lançou seu primeiro livro, Francisco Beltrão entre Versos e Sonhos. Participa da coordenação da Via Poesis e como membro do Centro de Letras de Francisco Beltrão, é professora, escritora, poetisa e cronista.