CRÔNICAS

Coragem digital

O namoro não deu certo? Discutiu com um amigo? Sofreu alguma crítica? Adivinha? As mídias sociais têm a solução para você. Com milhares de imagens prontas, frases perfeitas, basta clicar em compartilhar e pronto, seu story, Feed, direct, vão lhe ajudar a mostrar para o mundo o seu descontentamento e indignação.

O parágrafo acima parece uma propaganda de televenda, mas não se engane, situações iguais a essas representam a vida “real”. Cada vez mais as redes sociais traduzem as emoções dos internautas, ali, todos têm a liberdade para decorar o perfil com indiretas. As plataformas on-line permitem escrever textos, usar imagens, fazer vídeos, realizar comentários, postar críticas, além de projetar frustrações.

Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e muitos outros canais tornaram-se o espaço de desabafo, exposição, divulgação, influência e inclusive de encorajamento. De acordo com o dicionário Aurélio, coragem é um substantivo feminino, que significa moral forte perante o perigo, bravura, intrepidez. Firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.

 Sendo assim, qualquer pessoa desprovida de temor, possui coragem, consequentemente, motiva-se a ir mais além. Uma pessoa corajosa enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante.

É notável que as vidas das pessoas corajosas circulam pelas redes sociais, mas não se aprendeu a viver apenas de forma virtual. Pessoas normais que ainda não se tornaram robôs, precisam sair de casa e viver em sociedade. A sociedade apresenta problemas reais que não podem ser resolvidos com vídeos, fotos e textos copiados da internet.

As redes disponibilizam filtros para melhorar a imagem. Qualquer um pode mascarar a tristeza do dia a dia, demostrando uma vida perfeita. Sorrisos forçados, famílias unidas, casais apaixonados, alegrias encontradas nas festas, garantem muitas curtidas nas fotos. No entanto, a emoção que só você sente e carrega, é impossível de maquiar. É preciso ter coragem para mostrar como é a vida, e quem você é de verdade.

 A coragem é a maior das virtudes dos heróis, estes, lutam de frente, sem medo de apanhar. Os covardes ficam escondidos, atacam pelas costas, trapaceiam, usam artimanhas para conseguir o poder. Existe uma batalha entre o mundo virtual e o mundo real, a grande pergunta é: a sua coragem, a sua vida, a sua felicidade é real ou virtual?

Joceane Priamo

Joceane Priamo nasceu em Francisco Beltrão-PR, em 23 de maio de 1988. É formada em Letras Português e Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), pós-graduada em Docência no Ensino Superior, Antropologia, Educação Especial e Intelectual. Em março de 2021, lançou seu primeiro livro, Francisco Beltrão entre Versos e Sonhos. Participa da coordenação da Via Poesis e como membro do Centro de Letras de Francisco Beltrão, é professora, escritora, poetisa e cronista.