A conta gotas…
“Começaram as obras de revitalização da Avenida Progresso, no bairro São Miguel, em Francisco Beltrão. O projeto da administração municipal tem a coordenação da secretaria municipal de Urbanismo. A primeira ação é a recuperação do muro de arrimo e a troca da tubulação nas travessas onde é necessário o procedimento. Serão colocados tubos maiores para facilitar a vazão da água em períodos de chuvas intensas. Também será feita a limpeza do leito do rio e está garantido o asfaltamento das duas vias da avenida”. O parágrafo acima faz parte de uma matéria encaminhada pela assessoria de comunicação da prefeitura de Francisco Beltrão no mês de dezembro de 2017. Agora há poucas semanas novamente anunciaram melhorias, mas como dantes pouco se fez e os trabalhadores já tomaram “DORIL”, ou seja, sumiram. Está é, mais uma que deveria ser emoldurada para a nostálgica saga do Córrego Progresso que corta o bairro São Miguel, pois de tempos em tempos, surgem notícias de revitalização do mesmo. Os moradores novamente, ameaçam trancar as margens em forma de protesto….
Túnel x contenção…
Falando em córregos está semana foi apresentado a população beltronenses um belíssimo vídeo, aliás muito bem produzido, sobre as obras do Túnel de contenção de cheias do Rio Marrecas. Ninguém é contra a obra, embora alguns questionem sua eficácia. A dúvida paira, se esta seria a primeira ou a principal obra com esse objetivo. Esta semana falando com seu “Toni” morador há mais de 50 anos nas margens do Rio Lonqueador, ele falava sobre o comportamento do rio ao longo dos anos, e na sua forma simples de conversar, afirmava que as questões das cheias(foto) do mesmo são preocupantes nos dias de muita chuva, pois a enxurrada que vem desde a nascente com o surgimento de novos loteamentos ao longo de seu leito e muito mais preocupante que a inundação pelo represamento quando de sua foz no Marrecas.
Talvez na sua simplicidade e na sua experiência do dia a dia, seu “Toni” tenha razão. Ele acredita que a primeira obra a ser feita seriam as bacias de contenção, não somente do Lonqueador, mas também dos Córregos Lambari, Progresso e Urutago. Para encerrar ele nos desafiou a cuidar os dias de chuvarada como se comporta o córrego que passa paralelamente a Avenida Antônio Cantelmo, que teve seus problemas de enxurrada terminados com o lago do Industrial atrás da Unipar. Como diz seu “Toni”, pode ser que: “Colocaram a carroça na frente dos bois”…
Mau exemplo…
Um vereador da vizinha Marmeleiro, por determinação do Poder Judiciário da Comarca de Marmeleiro terá que permanecer em sua residência (isolamento) por suspeita de Covid-19 e por estar em exposição em locais públicos. Se quem tem que dar exemplo, não dá, fica difícil de vencer este momento crítico em que vivemos devido a pandemia. Que sirva de exemplo..
Perguntar não ofende…
Continuam as indicações de ações e obras já planejadas pelos vereadores de situação?