Diretores da Acefb participam de evento com presença do presidente do Banco Central
Da assessoria/Acefb – Na UP Experience, em Curitiba, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 11 de agosto, o “Fórum de Gestão Empresarial da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná”. O evento teve como objetivo promover diálogos com líderes do Sistema Financeiro Nacional, buscando facilitar o acesso ao crédito para empresas paranaenses e reduzir os custos envolvidos.
Além disso, conscientizar os empresários participantes sobre a importância do uso adequado das informações dos bureaus de crédito, tanto positivas quanto negativas, para a tomada de decisões mais precisas na concessão de crédito, com o intuito de diminuir a inadimplência.
Do Sudoeste, uma comitiva de empresários e dirigentes de associações empresariais. De Francisco Beltrão, representando a Acefb, participaram William Madruga, presidente da Associação Empresarial, Lucas Gomes de Oliveira, presidente do Condef – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Joares Ribeiro, diretor executivo da Acefb e João Paulo Ruaro.
Para quem foi o evento?
Empresários e empreendedores com sede de conhecimento. Na programação, palestra “Cenário econômico e Agenda BC”, com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil desde fevereiro de 2019. A mediação foi de Hilgo Gonçalves, embaixador do GPTW no Brasil.
Sequência da programação
“Desafios do crédito no Paraná – acesso mais fácil e custos menores”
Mediador: José Roberto Ricken – Presidente Ocepar
Painelistas convidados:
– Márcio Gonçalves – Diretor-presidente do Sicoob Central Unicoob
– Alzimiro Thomé – Presidente da Central Cresol Baser
– Marcio Zwierewicz – Presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba
“Linhas de financiamento de longo prazo”
Mediador: Vitor Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae/PR.
Painelistas convidados:
– Heraldo Alves das Neves -Presidente da Fomento Paraná
– Wilson Bley Lipski – Diretor financeiro do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
“Ele [Campos Neto] trouxe, além de perspectivas do crédito, perspectivas de ações do Banco Central. Ainda apresentou quais as projeções do BC para os próximos meses. Foi um evento aberto a perguntas do público, onde a gente pode questionar sobre expectativas e angústias que o setor empresarial vive aqui no Paraná”, disse William Madruga. “Destaco ainda as palestras sobre cooperativismo de crédito, setor tão pujante no mercado financeiro nacional”, complementa William.
E uma das projeções, segundo William, é da criação pelo BC de um único aplicativo onde as pessoas possam acessar todos os seus bancos (débito, crédito, investimento, a nova moeda digital Drex) dentro de um ano e meio.
Lucas Gomes de Oliveira relata que “o Campos Neto repassou em sua palestra que a alta de juros no Brasil favoreceu para conter a inflação, que agora vai ter uma ‘aterrissagem mais leve’ e a tendência é que a taxa de juros deve baixar no país”.