Paixão nacional, o churrasco tem data comemorativa no Brasil
Um passatempo amado e uma tradição que passa de geração para geração, o churrasco acompanha a própria história da evolução da espécie humana. O Homo erectus, um ancestral do Homo Sapiens, teria sido o primeiro a perceber que ao expor ao fogo a carne da caça ela ficava mais saborosa e ganhava mais durabilidade. Isso há cerca de 1,8 milhão de anos.
Com o tempo, a espécie humana evolui e, claro, a técnica do churrasco se desenvolveu e se espalhou pelo mundo. Na Grécia Antiga, por exemplo, o churrasco era uma parte importante das celebrações religiosas e, no período do Império Romano, o churrasco era popular entre os soldados.
Aqui pelo Brasil, o churrasco teria se estabelecido inicialmente nos pampas, durante o século 17, junto com os Setes Povos das Missões, aldeamento fundado por Jesuítas espanhóis no Rio Grande do Sul. E foi a partir deste estado que as técnicas do churrasco tornaram-se conhecidas e famosas, espalhando-se por todo o Brasil. É dos gaúchos, inclusive, a famosa técnica do Fogo de Chão.
Não à toa, o Dia do Churrasco no Brasil tem total relação com as tradições gaúchas. A data, 24 de abril, é uma homenagem ao primeiro Centro de Tradição Gaúcha (CTG) de Porto Alegre, criado em 24 de abril de 1948. A data, inclusive, é oficializada por lá, com uma lei estadual de 2003.
Mas, como sabemos, o churrasco não é coisa apenas dos gaúchos, é uma paixão nacional. Hoje em dia temos o melhor das técnicas e do churrasco servido por todo o Brasil. Temos também alguns dos maiores festivais de churrasco do mundo, os quais pouco a pouco entram no calendário gastronômico do país.
Para finalizar, uma receita simples, rápida e muito fácil de preparar.
Bife de ancho com creme de queijo gorgonzola
Ingredientes
Para o Bife Ancho
2 unidades de bife de ancho com aproximadamente 350g cada
Sal de Parrilla
Preparo
Coloque uniformemente o sal de parrilla de um lado do bife de ancho e deixe-o descansar por aproximadamente 10 minutos.
Com a churrasqueira já quente (aproximadamente 5 segundos de mão), coloque seu steak na grelha para assar os dois lados por aproximadamente 5 minutos cada lado, o tempo vai depender da espessura do bife.
Retire-o da churrasqueira e deixe-o descansar aproximadamente 1 minuto por centímetro de altura da carne para o líquido ramificar e você servir a carne suculenta por completo.
Corte a carne em tiras, coloque o creme de gorgonzola por cima e sirva com um arroz branco ou uma salada.
Ingredientes
Para o creme de gorgonzola
200 g de queijo gorgonzola
2 caixas de creme de leite
2 dentes de alho
1/2 cebola roxa
1 colher de sopa de manteiga
Azeite
Modo de preparo do creme
Em uma frigideira, coloque a manteiga e três fios de azeite.
Acrescente o alho e depois a cebola. Deixe dourar.
Adicione o queijo gorgonzola em pedaços pequenos, e mexa sem parar até derreter todo o queijo.
Depois, acrescente o creme de leite e mexa até ficar homogêneo.