Responsabilização: até onde podemos ir?
Todos os dias acontecem situações desagradáveis, ou que nos deixam minimamente desconfortáveis. Pode acontecer no trabalho, em casa, no relacionamento conjugal ou com filhos… enfim, as possibilidades são diversas. Na hora de resolver, muitas vezes nos questionamos: a culpa aqui é de quem?
A questão é, toda situação que acontece, tem sempre mais alguém envolvido além de você, e também, a outra pessoa tem sua parcela de responsabilização – nós não fazemos nada sozinhos. Logo, é importante parar um momento, fazer uma análise e observar onde você pode ter errado – o que você disse, fez ou insinuou para que aquela situação acontecesse, e a partir disso, definir qual a sua porcentagem de responsabilidade em cima disso.
Por essa parte, aquela que saiu de ti, você pode se responsabilizar, mas pela parte do outro, não podemos – e nem devemos – assumir culpa ou resolver totalmente. Tendo consciência disso, nos tornamos pessoas mais leves nas relações e também mais práticas na hora de resolver problemas. Pense nisso!