Julho encerra como mês musical com a realização de festivais em Francisco Beltrão
O 1º Festival de Canto Lírico e 8º Festival Internacional de Música Sonata marcaram este mês.
A musicalidade do 1º Festival de Canto Lírico e do 8º Festival Internacional de Música Sonata encantaram Francisco Beltrão e região Sudoeste, numa organização da Sonata Centro de Artes e Cooperativa de Arte (Coperarte), através do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice).
RoniedsonRebelatto, coordenador dos eventos, garante que a avaliação é positiva. “A gente observa alguns pontos que ainda podem ser melhorados, como em qualquer atividade, até porque pensamos que sempre podemos melhorar algo. Mas essas duas semanas foram intensas, com muito aproveitamento artístico. Maravilhoso perceber como fluiu bem.”
Segundo ele, a previsão é continuar com a periodicidade anual, assim como era antes da pandemia. “Achamos a interação artística de extrema importância, considerando que tivemos profissionais de diversos países, de diversas regiões do Brasil e do nosso Sudoeste do Paraná, interagindo com a cidade, com os munícipes. Nós não nos restringimos à música ou ao canto, também há uma interação cultural, uma convivência entre pessoas, que podem gerar resultados muito interessantes.”
Roniedson acrescenta:“Nessas duas semanas, trocamos informações com pessoas de fora, o que vai ampliando as possibilidades de novos trabalhos diferenciados. Não tínhamos muito contato com Portugal, mas com a participação do professor Jeferson Mello, pianista português, já estamos em contato com conservatórios de lá. Ele, estando aqui, em Beltrão, começou a programar com Elio Oro, violinista italiano, trabalhos na Europa. Então foi muito proveitoso”.
Roniedson destaca que a realização dos eventos somente foi possível graças à Profice, lei de incentivo do Estado do Paraná, que propicia que o interior do Estado também possa promover projetos e permite que entidades como a Coperarte, que se mobiliza e executa projetos, seja contemplada. “Agradecemos muito à Secretaria de Comunicação e Cultura, além das empresas apoiadoras”.