SAÚDE MENTAL
Mitos e verdades sobre a psicoterapia
Muito se fala em saúde mental. Desde sempre, enfrentamos dificuldades, situações que viram questões a serem resolvidas, traumas que ficam marcados e gatilhos que ativam crises em momentos diferentes. Depois da pandemia, o tema saúde mental tem sido abordado com ainda mais força na mídia, instituições e veículos diversos de comunicação, o que chama a atenção para tudo que vivemos e sentimos e muitas vezes não compreendemos, ou até escolhemos não ver naquele momento específico.
A psicoterapia vem para auxiliar no enfrentamento dessas questões, daquilo que é mais urgente para a pessoa naquele momento e que ela sozinha, muitas vezes, não dá conta de encontrar uma saída ou compreender aquilo que acontece e porque acontece. Falamos de um lugar neutro, tranquilo, sem julgamentos ou interferências desnecessárias – um lugar para ser você mesmo, sem medo de se expressar.
Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a psicoterapia não é só pra quem tem problemas, transtorno mental ou está enfrentando situações dolorosas. Também é lugar de acolhimento, alegria, compartilhamento de conquistas e de novidades, o que faz parte de todo processo terapêutico. Não é só tristeza. Também é espaço de tomada de decisões, crescimento e desenvolvimento pessoal, amadurecimento e de aprender a desenvolver habilidades para lidar com a vida, no dia a dia.