Concerto encerra 1º Festival de Canto Lírico
Evento acontece sábado, às 19h30, no Teatro da Unisep, com entrada gratuita.
Etcheverry Santi Rebelatto, diretor artístico do evento e professor de canto lírico de Francisco Beltrão, com reconhecimento internacional, estará atuando neste evento. Participações especiais também dos cantores Licio Bruno (Espírito Santo), Adriane Queiroz (Alemanha) e Adalgisa Rosa (Espírito Santo), acompanhados ao piano por Jeferson de Mello (Portugal) e Ramon Rodrigues (Espírito Santo). Maiores informações pelo fone (46) 98401-4566.
Na sequência, de 17 a 24 de julho, será realizado o 8º Festival Internacional de Música da Sonata, também gratuito, no Teatro Eunice Sartori. A abertura, dia 17, às 17h, será com o violinista italiano Elio Orio, que contará com a presença de um quinteto de cordas. No dia 18 destaque para apresentação do Concerto Melipal (Argentina), às 19h30, no Espaço da Arte.
Dotsy Myrna Santi Rebelatto, coordenadora dos eventos, ressalta a apresentação da Cantata dos Posseiros, no dia 20, às 19h30, no Espaço da Arte. Um quinteto de cordas e os cantores líricos estarão contando através do canto lírico o levante que aconteceu na região Sudoeste, com arranjo específico feito para este momento.
“Nós já apresentamos a Cantata dos Posseiros numa outra versão e agora será um outro momento, de um refinamento muito grande. Conta a história da nossa cidade, através de cantores líricos.”
Dia 22, às 19h30, também no Teatro Eunice Sartori, haverá um Concerto Festivo, com interpretação de trilhas sonoras e clássicos pela Orquestra Filarmônica de Valinhos. O encerramento, dias 23 e 24, terá apresentações itinerantes, inclusive em cidades vizinhas. Serão mais de 35 apresentações itinerantes, que é uma prática da Sonata, na disseminação da cultura musical.
“Todos esses músicos estão numa sincronicidade muito grande, com um único objetivo, que é se doar a Francisco Beltrão nesses 15 dias”, afirma Dotsy.
Rock in Concert
Dia 23 de julho acontece o Rock in Concert – Tributo ao Rock Beltronense, às 20 horas, no Teatro da Unisep, que é o único evento cobrado durante as duas semanas. Terá a participação de Tiregrito, Rodrigo Castellani, Chumbo Dirigível, Bira Paraná Blues e Orquestra Filarmônica de Valinhos.
Homenagem a Giovani
Este ano de 2022 marca o retorno do Festival Internacional Sonata de Francisco Beltrão, após dois anos de pandemia. Este festival, bem como todos os outros que virão, estarão sendo realizados e dedicados a Giovani Santi Rebelatto, filho mais velho da família Santi Rebelatto, proprietários da Sonata Centro de Artes.
“O Giovani sempre foi e continuará sendo o nosso apoio, nossa inspiração. Não temos mais a presença física do Gi, porém, continuamos sentindo o seu amor, a sua determinação e sua alegria. Continuaremos trabalhando, sonhando e realizado por ele e em nome dele”, afirma Dotsy.
Etcheverry, Roniedson, Dotsy e Giovani Rebelatto (em memória), proprietários da Sonata Centro de Artes. Giovani é homenageado em todos os projetos desenvolvidos.
O violinista italiano Elio Orio (no centro), com Roniedson e Dotsy Rebellato e Etcheverry e Ana Cristina, da Sonata. Um concerto encerra 1º Festival de Canto Lírico, sábado, às 19h30,no Teatro da Unisep. Entrada gratuita.