Eritana Aparecida Jaguszewski e a retomada dos filós em Honório Serpa

– Há quase 30 anos residindo em Honório Serpa, Eritana Aparecida Jaguszewski, juntamente com a equipe de Assistência Social, é uma “caçadora de personagens do filó”. Ela nasceu em Mangueirinha, dia 4 de fevereiro de 1975, mas mudou-se para Honório Serpa há 29 anos, logo que se casou com Luciano Dias, atual prefeito. Eles são pais de Nicoly Dias, 22 anos; Fabrício Dias, 21 anos; e Bethina Dias, 9 anos.

Eritana se orgulha de contribuir com o município de Honório Serpa há tantos anos. Ela é funcionária pública municipal há 29 anos, assistente social de formação e, atualmente, é diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, responsável pela pasta do Turismo, além de ser a primeira-dama.

Ela comenta sua relação com o filó: “Podemos dizer que sou uma ‘resgatadora’ do filó, pois tive a ideia de usar o filó como uma estratégia para chamar a atenção das pessoas para compormos o Conselho Municipal do Turismo. Foi uma maneira de valorizarmos nossa culinária antiga, extremamente simples e saborosa, para provar que temos muito a oferecer aos nossos futuros turistas”.

Quais os projetos para o futuro? “Fomos indicados pelo prefeito como interlocutores do Turismo no município, assim nossos projetos primeiramente estão na mobilização dos segmentos para o fomento do turismo, com destaque no turismo religioso; e gastronômico, com a criação do Cardápio Municipal. O turismo rural também requer uma atenção especial pelas várias potencialidades que o município tem”, responde.

Terezinha Alves da Silva, Clementina RafainOldoni, Terezinha Bassi Negrello e Simone Nonemacher Pilar são outras personagens do filó que compõem a história de Honório Serpa.

Da assessoria

Assessoria de Imprensa