O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deverá ter uma queda expressiva de 37% em municípios da região, no próximo mês de julho, conforme projeção da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), nesta terça-feira, 23/06.
“Tem município que, de R$ 10 milhões de FPM, vai receber R$ 6 milhões neste próximo mês. Em outros, de R$ 4 milhões vai cair para R$ 2,5 milhões. Então, o baque é muito grande”, destacou o presidente da Amsop e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto.
“Por isso que estamos insistindo nesta tecla do corte urgente de despesas, de que os prefeitos sigam as recomendações da Amsop e revejam os seus cargos comissionados e serviços terceirizados. Ou, a conta não vai fechar ali na frente”, emendou Turatto.
O FPM é uma transferência constitucional obrigatória de recursos financeiros entre a União e prefeituras. O fundo é formado por 22,5% da arrecadação líquida de dois impostos federais, o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O impacto no FPM tem sido maior este ano, após a atualização da tabela do Imposto Renda para pessoas físicas.
Fonte: Amsop












