Pesquisa aponta que comerciantes de Francisco Beltrão estão otimistas com as vendas do Dia dos Pais

 Neste domingo, 8 de agosto, é o Dia dos Pais. No Brasil, é sempre comemorado no segundo domingo de agosto. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas restritivas frente à pandemia, se sobressai o otimismo dos empresários paranaenses, que esperam aumento nas vendas nesta data comemorativa. É o que revela pesquisa da Datacenso, empresa contratada pela Federação Paranaense das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

            A pesquisa foi realizada por telefone e e-mail no período de 12 a 19 de julho de 2021 e ouviu 500 comerciantes e 1006 consumidores em sete cidades de diferentes regiões paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 3% para os consumidores e 4% para os comerciantes.

De acordo com o estudo, a maior parte dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo da economia e, principalmente, com o seu negócio, cujo índice apresentou crescimento de 28% em relação à pesquisa do Dia dos Namorados, em junho.

Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Associação Empresarial (Acefb) e conselheiro da Faciap, disse que “a pesquisa com esses dados estatísticos nos deixou muito animados porque os lojistas estão bastante otimistas com as vendas nesta data”. “É também missão da Acefb fazer com que o nosso empresário associado faça um gerenciamento adequado de seu negócio e que esse empresário crie empregos e renda”.

O dirigente lembra que a Faciap sempre faz essas pesquisas em datas comemorativas, como o Dia das Mães e Dia dos Namorados. “A vacinação e a diminuição no número de casos de Covid fez o empresário e o consumidor ficar mais confiante. Inclusive a pesquisa não trata apenas da data comemorativa dos pais, mas também a retomada da economia no Brasil. E houve um grande avanço nesse quesito com relação às pesquisas anteriores”.

Aumento das vendas

O levantamento mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses acredita que as vendas em função do Dias dos Pais, serão 9,64% superiores às do mesmo período do ano passado. E, no geral, 65% acreditam no aumento das vendas. Os empresários mais otimistas estão em Londrina, onde 76% acreditam no aumento das vendas, seguida por Cascavel, com 73%, e Curitiba com 64%.

Rumo da Economia

De acordo com o estudo, a maior parte dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo da economia e, principalmente, com o seu negócio, cujo índice apresentou crescimento de 28% em relação à pesquisa Faciap/Datacenso do Dia dos Namorados. 58% dos entrevistados disseram-se esperançosos com relação à economia e a cidade mais otimista também foi Londrina, com 70% de esperançosos.

Este otimismo se estende também ao futuro dos próprios negócios, sendo que 86% acreditam que vai melhorar e apenas 13% dos entrevistados mantiveram-se preocupados.

Expectativas de compras do consumidor

A maior parte dos consumidores (66%) também acredita que o Dia dos Pais deste ano será melhor que o do ano passado, sobretudo para os entrevistados de Londrina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa. Este otimismo se justifica, também, em função do andamento da vacinação e da flexibilização das medidas sanitárias.

Consumo médio

Os paranaenses pretendem consumir em média R$ 168,69 neste Dia dos Pais. O valor do tíquete aumenta em Curitiba, atingindo a intenção de gastar R$176,05, principalmente com roupas, bebidas e cosméticos, os três itens preferidos na intenção dos consumidores.

Leia a pesquisa completa no link http://acefb.com.br/downloads/

Da assessoria

Assessoria de Imprensa