Morre o Bicho do Paraná

Prestes há completar 70 anos, morre nesta segunda-feira, 18, João Lopes da Silva, o Bicho do Paraná.

João Lopes nasceu no pequeno município de Califórnia, no norte do Paraná em 25 de maio de 1950. Com um estilo de rock rural, tornou-se um ícone da música paranaense. Uma das primeiras experiência num palco foi em 1978, a convite de Ivo Rodrigues, líder da banda curitibana Blindagem, principal banda de rock do Paraná.
Seu primeiro disco gravado foi intitulado “João Lopes”, lançado em 1981 pela gravadora Continental. Neste disco, encontra-se a música “Bicho do Paraná”, que se tornou uma espécie de hino não oficial do Estado do Paraná.
Os discos seguintes foram Pé Vermelho (1988), O Homem e a Natureza (1991), Interiores (1996), Bicho do Paraná Acústico (2005) e Vamos Cantar (2013).[3][4]
O Bicho do Paraná
Nos anos 80, o banco paranaense Bamerindus anunciava no intervalo do Jornal Nacional uma campanha chamada “Bicho do Paraná”. Era uma campanha para destacar o que o Estado do Paraná tinha de melhor. Sendo assim, a canção “Bicho do Paraná” foi escolhida para ser trilha da campanha publicitária. A propaganda mostrava paranaenses com destaque em alguma área importante, como atores, esportistas, empresários e artistas em geral. A música exalta o orgulho de ser paranaense e João Lopes a compôs após tentativa frustrada de fazer sucesso no Rio de Janeiro.
Homenagens
“Tive grandes momentos com João, conhecia a Carminha, frequentei algumas poucas vezes sua casa, mas os melhores momentos eram nos palcos, nem sempre com uma multidão, mas sempre com seus fãs fieis. Quando em um encontro com o então governador Beto Richa, eu sugeri que ele homenageasse João Lopes com a Ordem do Pinheiro, que foi prontamente realizada em 2011. O último contato com João foi à poucas semana semanas, quando fizemos a live com o Chumbo Dirigível e enviei o link da Ação TV, tocando Bicho do Paraná. Na sua humildade, ele sempre brincava que nessa música eu tocava a gaita melhor que ele. Não meu amigo, ninguém vai te tirar a maior honraria de todas – ser o Bicho do Paraná”, disse Ubirajara de Freitas, músico e compositor.
João Lopes também já recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.