Nos Bastidores do Esporte
CAMPEONATO PARANAENSE PARADO HÁ DOIS MESES
– A última rodada do Campeonato Paranaense, primeira fase, foi realizada no dia 15 de março, portanto, há 60 dias, devido ao coronavírus. Inclusive, no jogo entre União Beltrão e Cascavel já foi cumprida a determinação da FPF de realizar a partida com portões fechados. Portanto, somente o pessoal de serviço teve acesso às dependências do Estádio Anilado; mesmo assim houve um tumulto de diretores (e até jogadores) por ofensas feitas pelo pessoal do FC Cascavel ao time beltronense. O Azulão perdeu a partida, e, por conseguinte, foi rebaixado à Segunda Divisão.
Por enquanto, com todos os campeonatos paralisados, existe uma situação de absoluta indefinição no futebol paranaense. Os impactos advindos da pandemia atingem a todos os setores, inclusive, o futebol de um modo geral. O presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, argumenta que o Estadual deverá ser definido em campo; porém não se sabe quando isso irá ocorrer. A entidade máter do futebol do Estado aguarda um pronunciamento do setor de saúde estadual, para começar analisar as possibilidades de fazer voltar os jogos, mesmo com portões fechados.
FPF DE FÉRIAS – Todos os funcionários da Federação estão de férias coletivas, que está em recesso; paralisação que deve durar, provavelmente, até 15 de junho. Ninguém informa nada oficialmente; o que existe são especulações e, algumas, informações extra-oficiais. A entidade presidida por Hélio Cury recebeu ainda no mês de março uma doação de R$ de 120 mil da CBF para compensar o período sem arrecadação. Cury não vê outra possibilidade, a não ser a de terminar o campeonato de 2020 dentro de campo.
E A GRANA DA DAZN? – Com a paralisação do Estadual, os clubes não estão recebendo a grana prometida (com papel assinado) da DAZN, o site que vinha transmitindo o Campeonato Paranaense da 1ª. Divisão. A DAZN é uma empresa que produz imagens para a mídia geral; pertence a um conglomerado britânico, que apenas pagou as parcelas de janeiro e fevereiro. A grana que não vem causa um impacto muito grande sobre as equipes, especialmente as do interior, que dependiam muito dessa verba de transmissão dos jogos, inclusive, o União Beltrão também não recebeu algumas parcelas referentes às disputas da 1ª. fase do campeonato.
TRENAMENTOS FÍSICOS EM CASA – Os preparadores físicos das oito equipes que vão continuar as disputas do paranaense 2020 têm recomendado aos jogadores preparações em casa, ou em áreas isoladas para escapar dos efeitos do coronavírus. O União Beltrão não tem essa preocupação, pois preparação física só no ano que vem, com vistas à Segundona do Paraná.