LULA SAI NA FRENTE CONTRA BOLSONARO
No levantamento Do novo instituto de pesquisas da estatística Márcia Cavallari (ex-Ibope), 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse novamente à Presidência, e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum. Bolsonaro aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%), e 12 a mais na rejeição (56%).
Ao ser questionado sobre o assunto, Bolsonaro afirmou que Fachin “sempre teve uma forte ligação com o PT”. “Qualquer decisão dos 11 ministros é possível você prever o que eles pensam, né? E o que botam no papel. O ministro Fachin, ele sempre teve uma forte ligação com o PT, então não nos estranha uma decisão nesse sentido”, disse Bolsonaro. O relator da Lava Jato foi escolhido em 2015 pela Corte, pela então ministra Dilma Rousseff, e já foi responsável por diversas decisões contrárias a petistas na operação.
“Não pode, em hipótese alguma, um homem só ser o senhor do destino de um julgamento como esse. Então, não sou jurista, mas eu acho que nem é questão de turma, é questão de plenário decidir isso aí”, completou Bolsonaro.
O presidente da República afirmou ter recebido a decisão com surpresa. Para ele, as condenações envolvendo o sítio em Atibaia e o tríplex do Guarujá – alvos dos processos contra Lula – podem até ser objeto de suposição, mas houve desvios de recursos com obras fora do Brasil. “Todo mundo foi surpreendido com isso daí, afinal de contas, as bandalheiras que esse governo fez estão claras perante toda a sociedade.” (Agência Estado)