Open banking: entenda como funciona esse sistema
O open banking chega ao mercado em 2021 e promete revolucionar o sistema financeiro
Com a tecnologia, os clientes de fintechs e instituições bancárias poderão compartilhar seus dados com outras empresas do setor. A ideia é incentivar a competição e proporcionar serviços de melhor qualidade. Entenda os detalhes a seguir.
O que é open banking
O open banking é um sistema que permite o compartilhamento de dados e serviços entre instituições financeiras diferentes. Isso pode ser feito graças a uma tecnologia padronizada.
Com o ecossistema integrado, o Banco X consegue solicitar informações relativas ao cliente do Banco Y, que vão desde CPF/CNPJ até renda e perfil de consumo. Porém, essa transmissão só é feita com o consentimento da pessoa.
Países como Reino Unido e Austrália já operam nessa realidade. Além deles, Estados Unidos, Índia, Japão e a União Europeia estudam maneiras de implementar o conceito.
Mas por que abrir a comunicação entre as organizações? Para ampliar a gama de produtos financeiros personalizados.
Por exemplo, imagine que você queira pedir um empréstimo, mas não abriu conta em nenhuma instituição que ofereça o serviço. Nesse caso, o processo pode ser bem burocrático, já que as empresas não têm meios para aferir sua capacidade de pagar a dívida.
Com o open banking, basta permitir o acesso ao seu histórico de pagamentos. Assim, os bancos e as financeiras vão conhecer melhor a sua situação, o que aumenta as chances de aprovação do crédito.
Como o open banking funciona
Todas as operações de open banking poderão ser feitas no site ou no aplicativo móvel da instituição financeira. Não é necessário instalar um software específico.
O sistema começou a funcionar no último dia 1º, mas só estará disponível aos usuários a partir de 15/07. Portanto, ainda não se sabe detalhes sobre os procedimentos.
Cresol e o open banking
A Cresol e a Akropoli, uma startup de Florianópolis, fecharam parceria para desenvolver soluções de open banking. O objetivo é aprimorar a tecnologia para oferecer produtos e serviços diferenciados aos cooperados, especialmente na área de gestão de finanças pessoais e empresariais.
No momento, estão sendo realizados testes e protótipos com dados anonimizados. Logo mais lançaremos as novidades, sempre priorizando nossos valores de proximidade, ética, credibilidade, simplicidade, cooperativismo e sustentabilidade.