“Se o mundo mudou a forma de comprar e vender, a forma de atendimento também mudou”

É a opinião de Heládio Balerini, que ministrou curso de atendimento na Acefb no início de fevereiro.

Darce Almeida/Acefb – Encerrou no último dia 10 de fevereiro, quarta-feira, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), o curso “Aprimore seu Atendimento”, com o instrutor Heládio Balerini. “A pandemia nos convida a repensar. Talvez muitos clientes que vinham nas nossas lojas, não estão vindo mais. Outros estão vindo, mas percebe-se que estão mais exigentes. Por outro lado, os recursos digitais [whatsapp, Facebook, Instagram] dispararam sua utilização. E as nossas empresas precisam entender e mudar a chave”, avisa Heládio.

Para Heládio, é imprescindível mudar. Quem ainda tem negócios com atendimento presencial (físico), é preciso melhorar muito. “Porque senão a internet vai dominar”. Conforme Heládio, algumas dicas de mudanças na forma de atender os clientes são: agilidade, humanidade e personalização nos atendimentos.

Não dá mais para deixar o cliente esperando

Você já enviou mensagem pelo whatsapp, Messenger ou Direct de uma empresa, perguntando sobre um produto ou serviço e a resposta não veio? E quando veio, chegou após, duas, três horas? Para Heládio, os canais não presenciais de atendimento devem receber mais atenção por parte das empresas. “Independentemente se tem uma pessoa do outro lado ou não, a resposta deve chegar a esse cliente o mais rápido possível. E muitas empresas ainda não entenderam isso. É preciso ter uma pessoa somente para o digital”, sugere Heládio. “Se demorar para responder, o cliente simplesmente parte para a próxima empresa”, emenda.

João Marco Bottin, médico veterinário da Celeiro Agrícola e Veterinária, e sua esposa Gabriela Traiano, participaram da especialização na Acefb. Segundo João, “esse deve ser o terceiro curso em que nós participamos na Acefb. Todos os treinamentos nos acrescentaram muito, a cada curso que o Heládio faz, nós levamos mais funcionários de nossas empresas. Percebo na minha empresa a fidelização de clientes feita pelo vendedor. Isso é o mais importante nesse mundo em que vivemos. Precisamos estar abertos ao conhecimento e a investir nas pessoas. Sozinhos não chegamos em lugar nenhum”.

À espera do próximo

É de conhecimento da grande maioria das pessoas que o mercado está cada vez mais competitivo. E João comenta: “se o cliente tiver um atendimento legal numa empresa, com certeza ele voltará”. Sobre a forma com que Heládio conduz o curso, João destaca. “De uma maneira simples e didática, ele consegue passar seu conhecimento. Se tiver outra oportunidade de curso da Acefb, seja de atendimento ou comportamento, nós da Celeiro iremos participar”.

Dicas simples de Heládio para um bom atendimento – digital

– Ser breve;

– Cuidado com a escrita (erros de Português);

– Ser objetivo;

– Prestar atenção nos detalhes;

– Passar a informação que o cliente espera.

Presencial

– Receber o cliente na porta;

– Chamar pelo nome;

– Dar atenção exclusiva ao cliente;

– Deixar o cliente à vontade (não sufocá-lo);

– Antes do cliente sair da loja, pegar seu número de whatsapp para continuar mantendo contato.

Da assessoria

Assessoria de Imprensa