Nova Esperança do Sudoeste inicia vacinação contra Covid-19

Na foto a Secretária de Saúde de Nova Esperança do Sudoeste, Carla Koerich, a Enfermeira Letícia Rosseto e o Prefeito Jaime Stang. Letícia recebeu na manhã desta quarta-feira, 20, a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Na manhã desta quarta-feira (20), foi aplicada a primeira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 em Nova Esperança do Sudoeste. A enfermeira Letícia Rosseto, de 24 anos, responsável pelos atendimentos aos pacientes infectados pelo vírus no município, foi a primeira pessoa a ser imunizada. A aplicação foi feita pela enfermeira Luana Wilamowski, na sala de vacina na Unidade de Saúde do Bairro jardim Primavera. No final da tarde de ontem (19), as primeiras 44 doses chegaram à cidade trazidas de Francisco Beltrão. A entrega das vacinas ocorreu no início da noite na 8ª Regional de Saúde.

Letícia comentou sobre este momento. “É uma grande alegria, estávamos esperando por este dia há um bom tempo. Trabalhamos diariamente na linha de frente e esperamos que logo também seja possível imunizar a população. Me sinto orgulhosa em ser a primeira pessoa a receber a vacina em Nova Esperança do Sudoeste, estou muito feliz” disse. Ela comentou ainda sobre a segurança da imunização. “A aplicação foi tranquila. Como qualquer outra vacina aprovada pela Anvisa, merece nossa confiança” finalizou.

O Prefeito Jaime Stang destacou este dia que traz muita esperança. “É com imensa satisfação que recebemos e iniciamos a aplicação das primeiras doses da vacina contra a COVID-19. Seguindo os protocolos de grupos prioritários do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual, começamos pelos profissionais da saúde, que tanto batalham para que possamos passar por este momento difícil. Se Deus quiser, logo teremos quantidade disponível para atender toda a população. Tudo vai dar certo” disse.

O Vice-Prefeito Clovis Fernandes lembrou da luta diária enfrentada pelos profissionais da saúde. “Há quase um ano vivemos com a incerteza trazida pelo novo coronavírus e agora começamos a vacinação com aqueles que encaram de frente esta doença diariamente. A eles, nosso agradecimento, não só pelo que fazem em Nova Esperança do Sudoeste, mas pelo empenho e dedicação no mundo todo. Já visualizamos o fim desta pandemia, é um momento muito especial” destacou.

A Secretária de Saúde, Carla Koerich comentou sobre o início da imunização. “Devido às poucas doses da vacina disponíveis no país neste momento, recebemos apenas algumas unidades, o que não retira a alegria de estar aqui iniciando a aplicação. As previsões indicam que em breve receberemos novos lotes da vacina, podendo assim imunizar os demais grupos prioritários, atingindo aos poucos toda população” destacou. Carla reforça que os cuidados devem continuar. “Já estamos enxergando o fim deste período, porém não podemos baixar a guarda, todos fazer a sua parte, permanecendo com todos os cuidados” finalizou.

A vacina CoronaVac foi produzida pelo laboratório chinês Sinovac. O esquema de vacinação é de duas doses com intervalo de 14 a 28 dias entre elas. Portanto, nos próximos dias deverão ser enviadas mais doses à Nova Esperança do Sudoeste.

Fases da Vacinação

Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do Plano Nacional de imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a primeira etapa da vacinação é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Na sequência o Estado do Paraná planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

Na terceira fase a vacina deverá ser aplicada em pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

De acordo com o Governo do Estado, com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar em torno de 4 milhões de pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada durante todo o ano. A intenção é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.