Mais de 2 mil pacientes estão na fila de espera do SUS por consulta com ortopedista
Em busca de atendimento, população sofre e espera
O atendimento de médicos especialistas na rede pública é marcado pela longa espera por consulta, que às vezes pode demorar até anos. De acordo com o portal transparência de Francisco Beltrão, pelo menos 2.466 pessoas aguardam na fila por consultasem um especialista em ortopedia.
O reflexo da longa fila é a demora em que o paciente – muitas vezes idoso e enfrentando dores- tenha o primeiro contato com o médico. Esse foi o caso da Trabalhadora rural e dona de casa Rosalina Vandresen .
Segundo Rosalina, após agendar a consulta, ficou aguardando por aproximadamente 1 ano até ser chamada, “fiquei um ano com dores terríveis no meu joelho ,tomando analgésicos por conta própria e compressas com gelo , pois tinha que me agachar para tirar leite das vacas. Quando fui atendida já estava bem grave o problema no meu joelho”.
Quando se está doente, tudo o que se quer é um atendimento ágil. Isso quer dizer:chegar ao hospital, consultório ou posto de saúde e ser prontamente atendido. Quem depende do SUS, porém, sabe que na maioria das vezes não é isso que acontece.
A população beltronense não precisa de mais promessas e sim de ações para diminuir o tempo e o número de pessoas na fila de espera por consultas com especialistas.