Sudoeste terá audiência pública sobre a questão migratória
Evento foi definido em conversa com o deputado Reichembach.
Nesta semana, representantes da Pastoral do Migrante da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão estiveram no escritório do deputado Wilmar Reichembach (PSD) para um encontro que debateu sobre a implementação de políticas públicas em favor dos migrantes no Sudoeste. Quem também esteve presente, foi o diretor da Escola de Educação e Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, Jeferson de Castro e o coordenador da Pastoral do Migrante da Diocese, padre Judinei Vanzeto.
Na ocasião, foi definido o local e data da 1ª Audiência Pública sobre a questão migratória na região: será dia 05 de abril de 2024, na sede da Amsop em Francisco Beltrão. Estima-se que aproximadamente 5 mil pessoas vindas de outros países residem no Sudoeste. “É um trabalho humanitário importantíssimo e fundamental realizado pela Diocese. Temos que aprimorar e fortalecer parcerias para amparar e dar condições dignas aos migrantes, que tem uma presença cada vez maior no Brasil, no Paraná e no Sudoeste”, considera Reichembach. Para o coordenador da Pastoral do Migrante, Paulo Grohs, o encontro foi positivo. “A recepção do deputado foi muito satisfatória, um político prestativo e preocupado com as causas sociais e ficamos muito satisfeitos também com a vinda do representante da Secretaria da Justiça e Cidadania”, disse Paulo.
O trabalho da Pastoral
Na Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, a Pastoral do Migrante busca despertar na comunidade a acolhida dos migrantes, que chegam até a região a procura de melhores condições de vida. Realiza ações de ajuda na regularização da documentação, proporciona acesso ao ensino da língua portuguesa, favorecendo a comunicação dos estrangeiros para o ingresso ao mercado de trabalho, além do trabalho de evangelização e acolhida junto às comunidades.
Legenda da foto:
Representantes da Pastoral do Migrante com o deputado Reichembach: estima-se que 5mil migrantes residem no Sudoeste. Foto de assessoria parlamentar.