No Dia da Árvore, destaque para a proteção de fontes
programa do Governo do Estado pretende recuperar 35mil nascentes até 2026.
O dia era da árvore, mas o que mais chamou atenção neste 21 de setembro foi a preocupação com a água. Isso porque, o Governo do Estado escolheu a data para colocar em prática o programa Mil Fontes, que fez a proteção de pelo menos mil nascentes de água em todo o Paraná.
Um dos defensores da causa ambiental na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Wilmar Reichembach (PSD) participou de duas ações. Pela manhã, acompanhou a proteção de uma fonte na linha Guanabara, interior de Francisco Beltrão, na propriedade do agricultor João Batista dos Santos. À tarde, o deputado esteve em Itapejara D’Oeste, no sítio do produtor Celeste Zanela Gnoatto, que teve a segunda fonte protegida e recuperada.
“É fundamental que essa campanha aconteça e se fortaleça em todo o Paraná, porque é um propósito do governador Ratinho Jr e do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara e que deve ser um propósito de cada cidadão paranaense. A água é um bem finito e esse programa mostra que estamos preocupados, é uma causa urgente! Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário e a causa ambiental é uma das prioridades do meu mandato”, afirmou Reichembach.
Meta é maior
Essa é a maior iniciativa já realizada em proteção de nascentes no Paraná e no Brasil, com a ação atendendo três fontes de cada município paranaense, com apoio da Seab, IDR, Sanepar, prefeituras, sindicatos rurais e demais parceiros. A ação faz parte do Programa Estadual de Proteção de Nascentes, com o objetivo de preservar entre 30 mil e 35 mil minas d’água até 2026, o que vai ajudar a estimular a produção de água e evitar problemas no abastecimento.