Festa de Salgado Filho

Municípios do Sudoeste expõem produtos com selo da Agência IGR Turismo

Entre as novidades estão licores, cachaças e biscoitos diferenciados.

A Agência IGR Turismo está representando os 23 municípios do Sudoeste conveniados, com a exposição e comercialização de produtos na 26ª Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho. “Levamos nas feiras da região os produtos gastronômicos ou de artesanato, com selo turístico da Agência IGR”, destaca Elisandra Callegari Gessi, da Agência IGR.

Ela exemplica: “O melado de Capanema, por exemplo, vem pra feira de Salgado Filho para que os visitantes também consigam adquirir esse produto, para que ele se torne conhecido, porque é um produto da região turística Vales do Iguaçu. A Agência IGR fica responsável por receber os produtos, levar para feira, comercializar e, no final, da feira, retornar o valor das vendas para os produtores dos municípios que encaminharam.”

Segundo Elisandra, é uma forma de fomentar o turismo com lucratividade, mas, principalmente, mostrar para região o que o Sudoeste tem na gastronomia e no artesanato, através da Agência IGR Vales do Iguaçu.

Sander Picini, Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Salgado Filho, ressalta que a IGR auxilia o município a promover os seus potenciais turísticos, sendo fundamental sua presença na Festa do Vinho e do Queijo, que acontece neste final de semana.

“Salgado Filho se encontra em um lindo vale rodeado por belas paisagens, onde além de sua beleza natural oferece aos turistas os produtos produzidos pelas agroindústrias familiares”, diz Sander. Ele acrescenta:“Salgado Filho é famoso pela sua grandiosa Festa do Vinho e do Queijo que nesse ano promove a sua 26ª edição”.

Um dos cartões postais do município é a Super Pipa, onde são expostos e comercializados todos os produtos coloniais produzidos pelo município.

Novidades

“Os 23 municípios que estão conosco na feira de Salgado Filho passaram por um trabalho de seis meses fomentando o que seria um produto de feira. Há licores diferenciados, biscoitos e bolachas de todos os sabores, mel com ingredientes diferenciados, com amêndoas, alecrim e com alho, que é algo diferente para esta feira, assim como diversas cachaças artesanais fabricadas pelos produtores do Sudoeste”, comenta Elisandra.

Outro exemplo é a roseta de São João, que é um produto singular, uma bolacha diferenciada,em forma de rosa,e que as pessoas poderão provar pela primeira vez na região. “Ela foi apresentada na Feira de São João, como um produto turístico, que foi criado pelas produtoras de lá e agora vem pra Feira de Salgado Filho.”

A Agência IGR estará presente em todas as feiras da região Sudoeste, levando os produtos turísticos, como na feira de Santo Antônio e na Feira do Melado, de Capanema, em agosto. “Faremos esse giro na região, mostrando o que temos de melhor no turismo gastronômico”, observa Elisandra.

Da assessoria

Assessoria de Imprensa