CRÔNICAS

As armadilhas dos manipuladores

Muitas pessoas batalham para conquistar os seus objetivos,várias superam as dificuldades que surgem no caminho, e alguns preferem manipular.Até hoje não sabemos se o ser humano nasce mau ou se a sociedade o corrompe. São várias teorias defendendo os diferentes pontos de vista. É certo que diante da vida precisamos tomar decisões e cada indivíduo se baseia naquilo que é mais vantajoso para si mesmo. No entanto, confunde-se ser vantajoso (benéfico) com tirar vantagem(explorar).

No começo, os manipuladores são emocionantes, sedutores, aventureiros e encantadores. Dominam as artes das trapaças, criam mundos coloridos e cenários perfeitos. Mostram-se como cidadãos respeitáveis e sinceros, são extremamente gentis, enquanto escondem a grosseria, parecem indefesos e incapazes de qualquer crueldade, mentem descaradamente para conseguirem o que desejam. Com o passar do tempo, eles não conseguem esconder o seu verdadeiro caráter e é aí que surgem os problemas.

Os especialistas na arte engano não moram em mundos distantes, não se alimentam apenas das políticas corruptas, eles estão entre nós, vivem mais perto do que você pode imaginar. Eles são capazes de trocaras máscaras o tempo todo.Utilizam diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir comportamentos.  São mestres das intrigas, especializados em disfarces de vitimismos, encorajam e promovem a discórdia. Mudam o sentido do que foi dito e fazem de tudo para que os outros acreditem que eles não têm culpa de nada.

Os manipuladores pensam que são exclusivos e especiais.Enxergam as pessoas que lhes cercam como brinquedos/fantoches,criam jogos que podem durar anos. Eles sempre estão próximos de quem pode satisfazer as suas necessidades. As relações costumam ser muito desiguais. Uma das partes dá demais sem receber nada em troca. Não aceitam opiniões diferentes, chegam a fazer inúmeras ameaças quando sentem que não têm o controle da situação. Eles observamas fraquezas das outras pessoas para usá-las a seu favor no futuro.

Por isso, é necessário ficar sempre atento com as pessoas que falam meias verdades (desonestas), que são eternamente inocentes (nunca possuem nenhuma parcela de culpa) e que tentam pressionar suas escolhas (impondo o que você deve fazer). Tome muito cuidado quando alguém brinca com suas emoções,tentando lhe convencer que  não é suficientemente bom.Você pode romper qualquer relação que lhe faz mal, aprenda a dizer não e a defender a sua opinião. Lembre-se que você tem direito de escolher o seu próprio caminho e seguir seu coração.

Joceane Priamo

Joceane Priamo nasceu em Francisco Beltrão-PR, em 23 de maio de 1988. É formada em Letras Português e Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), pós-graduada em Docência no Ensino Superior, Antropologia, Educação Especial e Intelectual. Em março de 2021, lançou seu primeiro livro, Francisco Beltrão entre Versos e Sonhos. Participa da coordenação da Via Poesis e como membro do Centro de Letras de Francisco Beltrão, é professora, escritora, poetisa e cronista.