Covid-19: Maringá entra com ação contra o Governo do Paraná, e Justiça dá 48 horas para estado explicar distribuição de vacinas
Prefeitura diz que município está recebendo menos doses em relação à proporção populacional das demais cidades da região. Governo foi intimado a explicar critérios.
G1PR
A Prefeitura de Maringá, na região norte do Paraná, protocolou na Justiça uma ação ordinária com tutela de urgência para que o Governo do Paraná distribua doses de vacina contra a Covid-19 conforme a proporção populacional.
A ação foi impetrada na segunda-feira (9). No mesmo dia, a Justiça deu prazo de 48 horas para que o governo justifique a distribuição das vacinas.
prefeitura alega que Maringá está recebendo menos doses na comparação ao total de habitantes das demais cidades da 15ª Regional de Saúde, que tem sede na cidade.
No sábado (7), o prefeito Ulisses Maia (PSD) escreveu em uma rede social que Maringá sofre um “boicote” por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na distribuição de doses. A pasta nega.
No processo, a prefeitura diz que a cidade tem 50% do total da população da região. Apesar disso, Maringá está recebendo menos de 40% do total de vacinas dos últimos lotes.
Além disso, o município justificou que os primeiros lotes estavam sendo distribuídos com a proporção correta e que a redução começou a partir de junho.
Naquele mês, a Sesa divulgou que faria uma desequilíbrio na distribuição de doses das vacinas contra a Covid-19 para equiparar o avanço da vacinação por faixa etária em todas as cidades.
A secretaria diz que nenhum município está sendo ou foi prejudicado na distribuição das vacinas.
Pedido da Justiça
O juiz Frederico Mendes Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública do Paraná, intimou o governo do estado a justificar os motivos aos quais Maringá passou a receber menos doses das vacinas a partir de junho.
Com isso, o estado deve explicar se houve mudanças nos critérios de distribuição e quais foram as alterações.
A Justiça também deseja saber se os critérios supostamente alterados foram aplicados especificamente na 15ª Regional de Saúde ou em todo o estado.