Seis profissionais de saúde recebem a “Moção Honrosa 8 de Março” em Francisco Beltrão

Darce Almeida/Acefb

Foi na noite fria de outono desta segunda-feira, 24 de maio, que aconteceu a entrega da “1ª Moção Honrosa 8 de Março”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A cerimonia restrita, devido à pandemia da Covid-19, ocorreu na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, sendo organizada pelo Núcleo da Mulher Empresária. A homenagem foi idealizada pela coordenadora do Núcleo, empresária Rose Pedron, e aprovada pelas demais integrantes. Agora, fará parte do calendário do núcleo beltronense, ligado à Associação Empresarial (ACEFB).

Nesta primeira edição, as seis homenageadas, que trabalham diariamente na linha de frente contra a Covid-19, receberam um buquê de flores e uma correntinha com a palavra “gratidão”. Elas pertencem a seis hospitais/unidades de saúde do município: Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Regional, Hospital São Francisco, Policlínica São Vicente de Paula, Hospital Ceonc e Centro de Saúde Cidade Norte. Cada unidade também recebeu uma placa com dedicatória.

“A pandemia chegou mansamente e logo vai se avolumando. No princípio, não se acreditava no seu potencial destruidor. Porém, bastaram poucos meses para mostrar sua voracidade e provocar sofrimento e mortes. Assim foi e é necessário combate-la. E nesta frente tem pessoas com o objetivo de salvar vidas. Vale destacara que o enfrentamento desta pandemia, na grande maioria, são mulheres determinadas e com coragem. São heroínas e representam mais de 70% da força de trabalho no segmento diretamente ligado à doença. Em nome do Núcleo da Mulher, queremos expressar nossa gratidão a estas mulheres, desde a atendente até a médica. Vocês têm nosso carinho e respeito. O povo beltronense certamente reconhece o valoroso trabalho”, disse Rose Pedron.

“Entendo que não devemos deixar só para a história reconhecer os feitos das pessoas, e sim quando a emoção possa ser sentida pelos protagonistas da história e suas famílias no tempo presente”, completa Rose.

Para Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb, reconhecer o esforço dos profissionais de saúde é um pouco do se pode devolver a eles. “Queremos que este reconhecimento seja transmitido a todos os profissionais, principalmente aqueles que lá no começo da pandemia, quando não se sabia ao certo se poderia retornar para suas casas, levando o vírus. Admiro demais vocês e muito obrigado, de coração por tudo que vocês fazem pela população”.

Participaram do encontro a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, o presidente da Câmara de Vereadores, Quintino Girardi, o presidente da Acefb, Tarsizio Carlos Bonetti, a deputada estadual Luciana Rafagnin e o vice-prefeito de Francisco Beltrão, AntonioPedron, além de vereadores do município.

As homenageadas

1- Representando o Ceonc – Hospital do Câncer, enfermeira KelliNezelloBiazussi. Kelli trabalha no Ceonc desde a abertura do hospital, em 2011. Ela lidera sua equipe na Unidade de Terapia Intensiva no atendimento humanizado e de excelência aos pacientes em tratamento para o câncer.

2- Representando a Policlínica São Vicente de Paula, a coordenadora de Enfermagem Maria Aparecida Biava. Maria iniciou seu trabalho na policlínica como auxiliar de enfermagem em 1999. Em 2008, assumiu as funções de enfermeira e em 2017 assumiu a coordenação de enfermagem. Como coordenadora, é responsável por todos os setores de atendimento aos pacientes, organizando a equipe, que são mais de 120 profissionais, entre enfermeiras (os), Técnicas(os) de enfermagem e estagiárias.

3- Representando a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, a Enfermeira Andressa BorellaMoschen. Andressa é Técnica de Enfermagem, atua na linha de frente ao Covid-19 desde o início da pandemia. Seus colegas escreveram a seguinte mensagem: “O branco de sua roupa transmite a paz / O calor do seu coração aquece a alma / A sua dedicação levanta o ânimo / O seu sorriso alegra o coração / O seu carinho faz a diferença / O seu toque

transmite energia / Por isso você é uma dadiva de Deus na vida daqueles que precisam de sua dedicação e que escolheu estar presente na dor na vida e na morte.

4- Representando o Hospital São Francisco, a telefonista Palmira Luiza Olivo. Sua vida profissional começou em 1980 na então Casa de Saúde Dr. Kit Abdala (in memoriam). Em maio de 1981 foi inaugurada a parte nova do hospital. Em 1983 houve uma grande enchente, causando danos de grande monta ao então hospital. Palmira trabalhou em muitos setores dentro da instituição. Mesmo aposentada continua trabalhando pelo prazer de sentir-se útil e ativa.

5- Representando o Centro de Saúde Cidade Norte, a profissional de serviços gerais Maria Edite Godoi. Maria Edite é mãe de 3 filhos, avó de 6 netos, funcionária pública há 5 anos. Atua na área de serviços gerais na unidade Centro de Saúde Cidade Norte, desde o dia de sua inauguração. Nos últimos meses atuando no combate ao Covid-19, mostrou-se uma mulher de braço forte, sempre disposta a ajudar, e nunca medindo esforços para contribuir com o bem-estar dos usuários e desempenho da unidade.

6- Representando o Hospital Regional do Sudoeste – Walter Alberto Pecoits, a Enfermeira Elenice Antônia Moroni. Elenice conclui o curso de técnico de enfermagem em 1998 e desde então exerce a profissão. Além disso, concilia a vida pessoal em meio às 12h de trabalho diárias que vem exercendo desde o início da pandemia, quando assumiu um novo vínculo, permanecendo na linha de frente do atendimento. Elenice representa a categoria de mulher, mãe, trabalhadora da saúde e cidadã. Sempre prestativa, sem medir esforços para que o serviço seja prestado de maneira qualificada e humana.

Parte das integrantes do núcleo: Odila, Juliana, Marli, Aline, Cleide, Jainisa, Fabi, Neusa, Naiara, Vanessa, Rose, Zenaide, Roberta e Elizabeth.

Crédito: Darce Almeida/Acefb.