Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, morre aos 83 anos em Curitiba
ParanáPortal
Jaime Lerner morreu às 5h10 desta quinta-feira (27), aos 83 anos, em Curitiba, em decorrência de complicações de doença renal crônica. A informação foi confirmada pela assessoria e também consta entre os obituários divulgados pela Prefeitura.
O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba foi internado na última sexta-feira (21), no Hospital Evangélico Mackenzie, na capital, com problemas nos rins.
Na quarta-feira (26), o hospital informou que o quadro era grave, mas estável. Lerner apresentava um quadro infeccioso e ficou sob os cuidados da equipe de nefrologia para se submeter a sessões de hemodiálise.
O sepultamento de Lerner está previsto para às 15h desta quinta-feira, no Cemitério Israelita, no bairro Santa Cândida.
JAIME LERNER
Formado em arquitetura e urbanismo pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), em 1964, Lerner fez parte da equipe que criou o IPPUC (Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba) no ano seguinte, em 1965.
O arquiteto iniciou a vida pública no início da década de 70, quando filiou-se à ARENA, partido criado para dar sustentação política à ditadura militar brasileira instituída no Golpe Militar de 1964.
Em 1971, foi nomeado prefeito biônico de Curitiba. No primeiro mandato, realizou duas obras que ficariam marcadas na história da capital: o calçamento da Rua XV de Novembro e a abertura das caneletas exclusivas para ônibus expressos (BRT).
José Wille: A história da primeira rua exclusiva para pedestres do Brasil
Foi nomeado prefeito novamente em 1979. Jaime Lerner assumiria a Prefeitura de Curitiba para um terceiro mandato em 1989, desta vez eleito pelos curitibanos na célebre “Campanha dos 12 dias”. Ele estava filiado ao PDT e era muito próximo do ex-governador do Rio e principal liderança do partido, Leonel Brizola. Foi nesse terceiro mandato que Lerner deixou mais marcas na paisagem curitibana. Criou o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e as icônicas estações-tubo do transporte coletivo, que são utilizadas até hoje.
Nos anos 90, Jaime Lerner foi eleito duas vezes governador do Paraná. O arquiteto assumiu o Palácio Iguaçu em 1994, ainda eleito pelo PDT, e foi reconduzido ao cargo em 1998, período marcado pela transição econômica e industrialização do Estado. Em 1997 ele havia trocado o PDT pelo PFL.