Programa Brasil Mais Empreendedor seleciona jovens beltronenses em vulnerabilidade social
Darce Almeida/Acefb – Um programa gratuito e revolucionário está mexendo com o brio de milhares de jovens empreendedores no País. É o “Brasil Mais Empreendedor”, programa nacional de educação empreendedora que vem sendo executado nos municípios brasileiros pelos Núcleos Jovens das Associações Empresariais e por parceiros da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) em 2021.
E tem vagas! Os candidatos devem ser jovens com idade entre 18 a 39 anos que se encontram em vulnerabilidade social em suas atividades autônomas. Significa dizer que suas atividades estão sob risco e vulneráveis a fatores externos, como por exemplo as mudanças de operação devido à pandemia.
Como funciona?
Os jovens serão acompanhados numa trajetória de amadurecimento de suas propostas de negócio. “Buscamos pessoas que querem se tornar empresarialmente resilientes. Ou seja, que suas empresas sejam fortes para encarar os altos e baixos que são naturais nos negócios”, explica Dionisio, Ribeiro, coordenador do Brasil Mais em Francisco Beltrão.
Conforme Wisner et al (2004), “vulnerabilidade social refere-se a características de uma pessoa ou grupo em termos de sua capacidade de antecipar, lidar, resistir e recuperar de impactos causados por fatores de risco naturais”, no nosso caso, a pandemia.
“Para reverter este quadro de vulnerabilidade, trabalharemos em três etapas: instrução, incubação e game. Nelas, alinhamos esforços para impactar positivamente na realidade de quem luta para abrir e manter sua empresa de pé. Perceba que o programa possui dois principais focos de atuação: individual e global. Pois, ao melhorar a realidade individual do candidato, estamos contribuindo para a saúde do mercado como um todo”, explica Dionisio.
A capacitação será executada na etapa inicial em aulas (5 dias) e a incubação, de três meses, será realizada pela empresa Besouro, sob nossa tutela e acompanhamento (Idea e Acefb). Em seguida, acompanharemos nossos alunos por mais três meses de consultorias, workshops, apadrinhamentos e um super game para engajar nossos participantes na reta final do projeto”.
Expectativa
“Impactar construtivamente na realidade dos candidatos, para que eles saiam melhores do que entraram. Além do aumento da resiliência de suas empresas frente aos riscos externos, meu objetivo pessoal é que eles sintam que não estão sozinhos nessa luta”, salienta Dionisio.
Inscrições gratuitas
abertas até dia 19 de abril de 2021, segunda-feira, e podem ser feitas através do formulário de inscrição: https://forms.gle/XK3EcJCKWyqbcMAh7. Mais informações pelo fone (46) 9 9103-0801, com Dionisio.
Na foto: “O Núcleo Idea Mentes Jovens da Acefb executa o programa aqui em Beltrão. Dizemos que o programa vem pronto e nós colocamos o nosso tempero”, descreve Dionisio.