Prefeito de Francisco Beltrão compra usina de oxigênio para garantir abastecimento
Temendo a falta de oxigênio para atender pacientes com quadros graves da covid-19, o município de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, comprou uma usina para garantir o abastecimento.
Em entrevista ao Paraná Portal, o prefeito Cleber Fontana (PSDB) disse que os equipamentos já estão operando 24 horas por dia para fornecer o gás à Unidade de Pronto Atendimento da cidade.
“Já está instalada na UPA e funcionando. Compramos de forma muito rápida e foi um importante investimento que depois vai abastecer a unidade permanentemente. Então, isso nos deu certa tranquilidade”, disse Fontana.
Citando o que aconteceu em Manaus ou, anteriormente, no norte da Itália, o prefeito explicou que a cidade dependia da produção do oeste catarinense, e por isso havia a insegurança de que o insumo pudesse faltar em Francisco Beltrão.
“Houve um momento, dias atrás, que nós não tínhamos certeza do abastecimento de oxigênio para a nossa região. E isso nos preocupou. Confesso que algumas noites não conseguimos dormir pensando nessa possibilidade”.
O prefeito de Francisco Beltrão lembra do dia em que o município esteve mais próximo de sofrer com a falta do gás para os pacientes internados. Foram horas de tensão e medo de que o carregamento não chegasse em tempo.
“Teve um dia, por exemplo, que o oxigênio terminaria às 18h. Sabe aquela história de andar com o carro na reserva? E o caminhão que faria a entrega ainda estava na distribuidora a três horas de Francisco Beltrão, em Chapecó (SC)”.
“Se instaurou o caos. Para a nossa satisfação, aquele estoque de oxigênio conseguimos administrar até as 22h, quando o caminhão chegou. Então a usina nos dá essa segurança de que não vai faltar”, completou Cleber Fontana.