ALETHEIA

KarolConcá e a face de uma esquerda em decadência

No livro Trotski: uma biografia, de Robert Service, pude conhecer a trajetória de Leon Trotski, desde sua infância, até sua iniciação na carreira política enquanto revolucionário socialista. Por coincidência, essa semana, no Big Brother Brasil, houve a eliminação de KarolConcá, com índice recorde de rejeição. E por serem ambos face de uma esquerda, quis compará-los, a fim de expor, brevemente, a decadência da ala progressista.

Trotski era um intelectual que, acima de tudo, presava pela comoção da classe trabalhadora para a revolução e a derrocada do império russo da época. Diante disso, é fato que qualquer esquerdista deveria ter em seu repertório algo que cativasse as massas. Entretanto, mais de um século depois, Karol, uma representante da atual esquerda vê-se com rejeição histórica em um programa de entretenimento de massa. Isso prova que, mesmo que você tenha raízes históricas intelectuais e bem fundamentadas ideologicamente, nada garante que sua descendência não será composta de idiotas.

Veja bem, não se trata apenas do fato de que Karol foi autoritária com colegas dentro da casa do BBB – até porque historicamente a esquerda sempre foi autoritária e isso não é novidade para ninguém. A idiotice dessa pessoa foi, na verdade, não se conter e fingir civilidade. Até por que trata-se de uma casa 100% vigiada durante as vinte e quatro horas do dia. Bastasse que ela fingisse um bom comportamento e até hoje estaria entre os jogadores. Um erro juvenil.

De todo modo, é curioso analisar a diferença ideológica entre um mártir da esquerda e sua atual face. Chega a ser cômico ver a banalidade que se encontra a ala progressista, mergulhada em discursos pouco atraentes, autoritários (via de regra) e extremamente superficiais. É como se, a cada geração, os novos progressistas perdessem sua sede por uma base intelectual e se conformassem com a facilidade dos discursos medíocres.

Matheus Augusto

Matheus Augusto da Cruz, acadêmico de medicina da Unidep, dono das páginas Aletheia, no Facebook e @apriorialetheia, no Instagram