Dia Nacional do Imigrante Italiano

Por que 21 de fevereiro é o Dia do Imigrante Italiano?

Família de Ana e Valentim Bedim com seus 13 filhos

O Brasil celebra oficialmente nesta sexta-feira (21) o Dia do Imigrante Italiano, instituído em 2008 para homenagear o maior movimento migratório internacional da história do país.  

Essa data foi escolhida para relembrar a chegada em Vitória (ES) do navio La Sofia, em 21 de fevereiro de 1874, que ficou marcada como o início do processo de migração em massa de italianos para o Brasil.

A chamada Expedição Tabacchi partiu do porto de Gênova e levou ao Espírito Santo italianos do Trentino, que, na época, pertencia ao Império Austro-Húngaro. Mas antes disso já havia relatos sobre a presença de colonos em Santa Catarina, tanto que existe uma polêmica entre os dois estados sobre a origem do fenômeno.  

Para o historiador Renzo Maria Grosselli, especialista em movimentos migratórios italianos, não há dúvidas de que a “grande imigração” para o Brasil começou com a expedição de 1874. A polêmica se dá porque, em 1836, estabeleceu-se na atual São João Batista (SC) uma colônia chamada Nova Itália, formada por cerca de 30 famílias provenientes da Ligúria, então pertencente ao Reino da Sardenha.  

O mais importante é que o Dia do Imigrante Italiano tem como objetivo prestar a devida homenagem àquele que, vindo de terras tão distantes, aqui se instalou e se fez gente nossa.