Em cerimônia restrita, nova diretoria da Acefb toma posse em Francisco Beltrão

Darce Almeida/Acefb – Tarsizio Carlos Bonetti, empresário do agronegócio, tomou posse, juntamente com os demais membros da diretoria, como presidente reeleito da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) – biênio 2021/2022 – na noite desta quinta-feira, 28, na Chácara Rios. Devido à pandemia da Covid-19, a cerimônia foi restrita.  Tarsizio é o 30º dirigente eleito da entidade, que completa 59 anos de história dia 1º de maio deste ano. Também foram empossados os membros do Conselho Fiscal e a presidente do Conselho Superior.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito de Beltrão, Antonio Pedron, o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Paulo Sérgio Bueno, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Quintino Girardi, a presidente do Conselho Superior da Acefb, Solange Franzoni, e o vice-presidente da Associação Beltronense de Imprensa – ABI, Matheus Viana.

A Acefb integra o sistema da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e conta com 1.025 empresas e profissionais liberais associados, agrupados nos setores da indústria, comércio, serviços e de agronegócios. A Acefb representa todos os setores produtivos do município e possui em seu portfólio mais de 25 tipos de serviços e benefícios que atendem a esta demanda.

Para fortalecer o associativismo, a entidade trabalha com o Programa Empreender, composto por 27 núcleos empresariais que representam diversos segmentos, sendo responsáveis por várias ações que promovem relações de negócios dentro e fora da entidade. No desenvolvimento, a Acefb atua diretamente via Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão (Condef), composto por lideranças de entidades, empresas, instituições públicas e privadas, poder público de todas as esferas e lideranças comunitárias para fomentar o desenvolvimento dos vários segmentos existentes na sociedade. O Condef participa ativamente das principais ações e projetos estruturantes do município.

Recentemente a Acefb iniciou a implantação do “Ciklo Hub de Inovação”, responsável por inspirar e promover a inovação aberta (open innovation), tanto nas empresas associadas, quanto para o município como um todo. De forma resumida, a Acefb é uma entidade dinâmica e inovadora, sempre buscando estar na vanguarda. A Acefb é uma entidade sem fins lucrativos, de duração ilimitada e de utilidade pública. Sua gestão é de responsabilidade do Conselho de Administração, composto pelo presidente e mais 21 vice-presidentes.

Presidentes da Acefb por ordem cronológica

Biênio 1962-1967             ROMANO GUANCINO (in memorian)

Biênio 1967-1969             JOSÉ EMANUELLI

Biênio 1969-1971             GUIOMAR DE JESUS LOPES (in memorian)

Biênio 1971-1973             EUCLIDES SCALCO

Biênio 1973-1975             ALCEU GUERRA

Biênio 1975-1977             FERNANDES MARTINELLI (in memorian)

Biênio 1977-1979             OTERCÍLIO SALVATTI

Biênio 1979-1981             ULDERICO SABADIN (in memorian)

Biênio 1981-1983             FRANCISCO JOSÉ DE PAULA

Biênio 1983-1985             ROBERTO FLÁVIO PECOITS

Biênio 1985-1987             PAULO PIRES VIANA

Biênio 1987-1989             HELIOMAR GOGOLA

Biênio 1989-1991             NELSON BEHNE;

Biênio 1991-1992             VILMAR CORDASSO

Biênio 1992-1993             ILSON BEHNE

Biênio 1993-1995             GLAUBER GIACOBO

Biênio 1995-1997             EDSON CARLOS FLESSAK

Biênio 1997-1999             EOCIDIO BIAVATTI

Biênio 1999-2000             IDALINO DOMINGOS MENEGOTTO

Biênio 2000-2002             EDGAR BEHNE

Biênio 2002-2004             JOÃO CARLOS RODRIGUES

Biênio 2004-2006             ALEXANDRE PIRIH PECOITS

Biênio 2006-2008             ARION TOLEDO CAVALHEIRO JÚNIOR

Biênio 2008-2010             ANTONIO PEDRON

Biênio 2010-2012             SOLANGE MARISA FURLAN FRANZONI

Biênio 2012-2014             ANTONIO PEDRON

Quadriênio 2014-2018   MARCOS AURÉLIO GUERRA

Biênio 2018-2020             TARSIZIO CARLOS BONETTI

Nova diretoria da ACEFB – biênio 2021 a 2022

Presidente: Tarsizio Carlos Bonetti

1º vice-presidente: Edgar Behne

2º vice-presidente: Arion Cavalheiro Junior

Vice-pres. Assuntos de Finanças e Patrimônio: Mirandi Bonissoni

Vice-pres. Assuntos da Indústria: Maria Lucia Matarezi

Vice-pres. Assuntos do Comércio: André Baixer

Vice-pres. Assuntos de Serviços: Joceane Marcon

Vice-pres. Assuntos Agrop. e Agronegócios: Ederson Cichoski

Vice-pres. Assuntos de Núcleos: William Madruga

Vice-pres. Assuntos de Saúde: Gustavo Vicenzi

Vice-pres. Assuntos de Educação e Cultura: Lucas de Oliveira

Vice-pres. Assuntos de Comércio Exterior: Cláudio Yokosawa

Vice-pres. Assuntos Regionais: Claudio Dalla Valle

Vice-pres. Assuntos de Eventos: Délcio Martini

Vice-pres. Assuntos de Turismo: Dleiza Rios Barbieri

Vice-pres. Assuntos de Informação e Comunicação: Adolfo Pegoraro

Vice-pres. Assuntos de Esporte e Lazer: Alencar Murer

Vice-pres. Assuntos de Meio Ambiente e Resp. Social: Elizabeth Carboni

Vice-pres. Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação: Rafael Menegotto 

Presidente do Conselho das Micro e Pequenas Empresas: Sonia Dapper

Presidente do Conselho Empresarial da Cidade Norte: Maria Nelli Montagna

Presidente do Condef – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão:  João Manoel Rios.

Conselho Fiscal

Alencar de Conto, André Luiz Comunello, Cleverson Penso, Evandro Brandalizze e Jaqueline Moreschi. 

Discursos

Paulo Sergio, presidente da Cacispar. “A Acefb teve papel importante na reativação da Cacispar em 1989. É uma associação modelo e referência em núcleos empresariais, tem perfil inovador e está sempre participando de ações de desenvolvimento regional. O que também é um propósito da Cacispar. Tenho a grata satisfação de poder contar com a colaboração de dois membros da Acefb para dividir as tarefas da coordenadoria, que é o Tarsizio Bonetti [vice-pres. Para Assuntos da Indústria] e o Wlliam Madruga [presidente da Cacispar Jovem]. São duas pessoas que vão agregar muito na realização das nossas ações”.

Quintino Girardi, presidente Câmara de Vereadores. “Somos conhecedores que a Acefb, quando assume um compromisso, leva em frente. São mais de mil empresas associadas, motivo de orgulho para Beltrão. Parabéns ao Tarsizio e toda a diretoria”.

Antonio Pedron, vice-prefeito. “É uma satisfação ver a Acefb perene, 59 anos de existência, é uma vitória. As entidades também morrem, mas as que tem trabalho, determinação e foco, elas progridem. A Acefb acompanhou o crescimento do município e está num momento muito importante, que é a força a favor da classe empresarial. Porque estamos chegando no limite para acertar de vez esse país”.  

Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb. “Quero agradecer a parceria com o poder público, executivo e legislativo, nesses últimos dois anos. E vamos continuar essa parceria para trazer desenvolvimento para o nosso povo. Agradecer também a parceria com as universidades e demais instituições que fazem parte do nosso dia a dia. Nesses dois anos, foram muitas realizações, conclusão da nova sede da Acefb, que começou na gestão do presidente Marcos Guerra, e também agradecer esse feito aos demais ex-presidentes, pois mantemos saudável o caixa da Acefb. Outro grande feito foi a missão a Israel e o centro de Inovação Ciklo, que está em implantação. Destaco a criação do MovACE e a intensa valorização do trabalho desempenhado pelos núcleos empresariais. Vamos continuar descentralizando as funções da diretoria, fazendo com que os vice-presidentes tenham participação efetiva na Acefb. A Covid nos pegou de surpresa, mas nós contribuímos para o enfrentamento dessa crise. Trabalhamos muito forte para o retorno da linha aérea de Beltrão, que estava tendo um bom fluxo de passageiros, até vir a pandemia. Estamos iniciando uma nova jornada e me sinto orgulhoso pela equipe tão especial que montamos. Senhores vice-presidentes, vocês têm a autoridade, responsabilidade e dever de defender uma entidade de 59 anos de conquistas, a sociedade espera muito da Acefb. E sabemos dos nossos desafios de tornar, cada vez mais, nossa cidade referência em inovação, tecnologia, turismo e empreendedorismo. Essas ações vêm ao encontro da missão da entidade”.