Ratinho governa o Paraná sem oposição forte; e adversário dele ainda é incógnita

O governador Ratinho Júnior (PSD) atualmente é visto como favorito para se reeleger em 2022. Ele mantém altos índices de aprovação popular. E não conta com uma oposição forte no estado.

Nas eleições municipais, por exemplo, fez costuras políticas para tirar aliados da disputa de forma a facilitar a eleição de outros aliados – impedindo, dessa forma, a divisão de seu próprio grupo. Foi o caso de Rafael Greca (DEM), reeleito prefeito de Curitiba num primeiro turno marcado pela desistência de outros candidatos do grupo de Ratinho. Greca aparece como um dos possíveis candidatos. Mas já disse que não irá abandonar a prefeitura no meio do mandato. E, se os compromissos de 2020 forem mantidos, dificilmente concorre ao Palácio Iguaçu.

Entre os possíveis concorrentes de Ratinho, também aparecem nomes como os dos deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e Delegado Francischini (PSL). Ambos, porém, são da base de Ratinho na Assembleia Legislativa.

Pelo MDB, o ex-deputado João Arruda pode lançar sua candidatura ao governo pela segunda vez. Pelo Progressistas, a ex-governadora Cida Borghetti ou sua filha, a deputada estadual, Maria Victoria são cotadas. Cida foi a principal adversária de Ratinho na eleição de 2018.

Outros nomes cotados para disputar o governo do Parná são os do deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) e o do ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT).