Rotary Club participa da campanha de vacinação contra poliomielite

A Vacinação será feita entre 28 de setembro e 30 de outubro

O Rotary Club de Francisco Beltrão vai participar da campanha de vacinação contra a poliomielite  em apoio à Secretaria de Estado da Saúde. As ações são conjuntas para criar estratégias e divulgação da campanha.

 Karine Nicolodi ex-presidente e atual integrante do Rotary Club Francisco Beltrão CANGO diz que  “O Rotary  é uma organização reconhecida mundialmente pelo apoio que oferece à erradicação de doenças, como a poliomielite, e pela capilaridade na multiplicação de voluntários que intensificam as ações de imunização e prevenção , e o Rotay Internacional destina valores para o combate a Poliomelite”.

“Para impedir o retorno da doença ao Brasil – onde está erradicada desde 1994, o Rotary está voltando seus esforços para o aumento da conscientização e da vacinação preventiva. Não existe cura para a pólio, apenas tratamento e a prevenção através da vacinação”, relata Karine.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação será antecipada em uma semana no Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As doses devem começar a ser aplicadas no estado no dia 28 de setembro.

A Vacinação será feita entre 28 de setembro e 30 de outubro, segundo a Sesa. Estado espera que entre 90% e 95% de crianças e adolescentes sejam imunizados.

Conforme o calendário nacional, a campanha estava prevista para acontecer entre os dias 5 e 30 de outubro. No entanto, a vacinação terá uma semana a mais de duração no Paraná, segundo o governo.

A Sesa informou que alterou o calendário para que pais e responsáveis tenham mais oportunidades de vacinar os filhos, principalmente durante a pandemia.

O público-alvo da campanha de imunização são crianças e adolescentes com até 15 anos, que precisam atualizar a carteirinha de vacinação.

Poliomielite

Desde a década de 1990, o Brasil tem reconhecimento de país com área livre da pólio. No Paraná, o último caso da doença foi registrado em 1987.

A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e 5 anos de idade. Segundo o governo, a meta é que 95% do público-alvo seja imunizado.

As doses são em gotas, sem necessidade de agulha e seringa.

Multivacinação

A campanha multivacinação oferece uma série de doses para diversas doenças diferentes. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas com até 15 anos de idade, segundo a Sesa.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão:

BCG, que previne a tuberculose

Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B

Rotavírus humano, contra a diarreia

Pneumocócica 10, que protege a pneumonia meningite e otite

Meningocócica C e ACWY, contra meningites

Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola

Varicela

Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens

Hepatite A

Febre amarela