Carro-forte deixa trânsito parado por dez minutos no centro de Beltrão
Em horários próximos ao meio-dia e ao final da tarde é comum que o trânsito beltronense fique mais lento na área central, esse, inclusive, é um problema que tem sido discutido há tempos pelo Executivo e Legislativo do município. Tendo isso em vista, qualquer imprevisto ou acidente, tende a piorar os congestionamentos na região.
Na última segunda (31), uma situação inusitada chamou atenção de motoristas e pedestres, quando um carro-forte simplesmente parou no meio da Avenida Júlio Assis Cavalheiro, em frente à Caixa Econômica Federal- sentido Industrial. Segundo testemunhas, era aproximadamente 11:50 hrs quando o veículo estacionou, bloqueando a passagem de todos os automóveis que vinham atrás por cerca de dez minutos.
De acordo com Juarez Marinho do Nascimento, agente de Trânsito em São José dos Campos/SP e Bacharel em Direito- UNIP, “alguns veículos gozam de prerrogativas devido ao trabalho que executam na via, chamados VEÍCULOS DE UTILIDADE PÚBLICA.
Embora pareça abuso, esta liberalidade foi criada pensando naqueles veículos que são utilizados para executar serviço na via, ou seja, gozam de estacionamento e parada no local de execução, seja para manutenção de galerias de água, esgoto, gás entre outros, senão vejamos a lei” afirma.
No entanto Nascimento diz que “podemos afirmar que embora o carro forte esteja previsto como de utilidade pública na resolução 268/2008 ele não exerce atividade na via pública, não podendo gozar das prerrogativas do artigo 29, VIII do CTB, estando passíveis das infrações previstas nos artigos 181 e 182 do CTB”.