Alternativas solidárias e auxílios via whatsapp auxiliam alunos
Por Mayélli Carolina
Empatia, reinvenção, solidariedade. Um trio de subtantivos que representa muitas pessoas e instituições durante a pandemia. Essa é nossa última série sobre o assunto. Além de apresentar a visão de um aluno e de uma mãe-professora, iremos falar sobre um projeto realizado pelo Lions Clube de Francisco Beltrão: o PC Kids. Algo que conta com parcerias e acabou reuindo mais e mais pessoas em prol de objetivos maiores: a ajuda ao próximo!
Retomando os estudos
O autônomo Jhonatan Vieira, de 24 anos sonha com a universidade. Escolheu a UTFPR e o curso de Tenologia de Informação, uma área pela qual demonstra interesse e paixão há muito tempo. Porém, como não havia terminado os estudos, resolver retomar através do Ensino de Jovens e Adultos. “A pandemia veio em um momento não muito agradável para mim. Recomecei a estudar no início do ano para terminar o quanto antes, prestar ENEM e ingressar na faculdade. Mas a vinda inesperada desse vírius parou o mundo, as aulas, prejudicando muitas pessoas. A obrigatoriedade em ter de estudar via EAD não está sendo muito eficaz, mas tive ajuda de amigos incríveis, grupo de estudos com professores via whatsapp e consegui me reencontar, podendo perceber o quanto a vida é passageira e preciosa”, comentou.
Mãe e professora em tempo integral
Mariana Vaiana de Liz Chiappetti é mãe de Gabriel, e professora atuante. Além de estar dando suporte a um de seus alunos com autismo, ela conscilia os afazeres com o diabetes. “Temos mais tempo para ficarmos juntos, consigo acompanhar de perto o aprendizado dele, trabalhar mais com isso. Por esse motivo, estou exigindo menos dele em outros sentidos. Somos muito ligados e apesar de estar sempre atento para os ensinamentos educacionais, ele tem uma preocupação grande comigo por eu me enquadrar no grupo de risco. no começo, ele tinha muito pânico, mas expliquei como tudo está funcionando, que estou me cuidando e como as coisas iam passar. Também tenho um aluno autista e dou apoio e atenção a ele e à mãe”.
Projeto PC Kids
No intuito de ajudar alunos que, devido a pandemia precisaram estudar em casa, e não possuiam condições para ter acesso à material de informática, o Lions criou o PC Kids em parceria com empresas e pessoas que, de alguma maneira, consigam contribuir para o projeto. “Com o afstamento das escolas, resolvemos iniciar essa ação coletiva. Também contamos com um companheiro que reúne habilidades em reprogramar e recuperar aparelhos considerados lixo eletrônico. Existem ainda, empresas de Internet que realizam intalações de rede para que eles consigam estudar em casa”, explicou o presidente do Clube, Kyldemar Antônio Câmera.
Além de materiais eletrônicos, as parcerias tiveram continuidade com ações conjuntas. “Mas dentro do ambiente do aluno foi notada a nescessidade de alguns outros itens que fazem parte da ação global do Lions internacional, e praticamos como um todo na família. A fome, o preventivo de diabetes , doações de roupas , móveis, até obras de baixo impacto, limpezas de terrenos e orientação de higienização. A companheira Cláudia Irna Cirino é quem coordena essas atividades junto ao Clube de Mães”, descreveu o presidente.
As parcerias só aumentam e vão desde incentivo à família na época em que os filhos precisam estar fora das salas de aula, até pais que, de uma forma ou de outra, possam contribuir para a necessidade de outros. “A companheira leonina Eliane Montemezzo propõe aos alunos escolhidos o desempenho e incentiva aos pais um acompanhamento. Esses pais, espontaneamente, auxiliam com sua especialidade: eletricista, encantador, pedreiro, pintor, ou auxiliar. Eliane assessora atividades, desenvolvendo ações, de acordo com a necessidade de cada família e momento empresarial, buscando por doações de materiais de construção, cestas básicas, entre outras”, explicou Câmera.
Outra parceria foi para materiais de cuidados necessários com o Covid. Foram 500 conjuntos de máscaras confeccionadas por detentos e distribuição de álcool glicerinado. “As máscaras foram doadas pelo Depen em parceria com o companheiro leonino Antonio Marcos Andrade e os 500 litros de álcool, pelo empresário Juan Artigas. Ainda contamos com vídeos reais sobre a campanha que o Clube e parceiros estão desenvolvendo. Nosso próximo passo será a Feijoada Solidária do Papai Noel, buscando mais fundos para o projeto PC Kids. As pessoas podem entrar em contato com um dos sócios, com nossos assessores e companheiros Ubirajara de Freitas e Sérgio Jonikaites ou pelo Instagram @lionsbeltrao. Sabemos que somos mais uma organização tentando humanizar a população. Mas é unindo forças que obras e projetos como este, saem do papel e tornam o mundo melhor”, enfatizou o presidente.