Estrutura de saúde de Francisco Beltrão é destaque no Paraná
Investimento de R$ 8,3 milhões no Hospital Regional, anunciado semana passada, fortalece ainda mais o setor no município
Da Assessoria
Na primeira semana de junho, foi anunciado um investimento de R$ 8,3 milhões no Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits. O recurso será utilizado em obras de reforma e ampliação, incluindo a construção de 10 leitos de UTI adulto, um novo centro de material esterilizado, e um Centro de Hemodinâmica com o equipamento para procedimentos cardiológicos, onde serão realizadas cirurgias de catarata, angioplastia e outros. Este será mais um grande investimento no setor de saúde de Francisco Beltrão, que é destaque na região e em todo Paraná.
Francisco Beltrão, que de acordo com o IBGE tem pouco mais de 91 mil habitantes, é o maior município do Sudoeste e possui uma estrutura de saúde privilegiada: além do HR, o Hospital do Câncer (Ceonc), o Centro Regional de Especialidades (CRE), a UPA 24 horas, o Hospital São Francisco, a policlínica São Vicente de Paula e o Centro de Pediatria da Cidade Norte ajudam a fortalecer este segmento vital para a população.
O deputado Reichembach, que foi vereador, vice-prefeito e prefeito do município, ressalta a importância de viabilizar investimentos para o setor. “Não só neste momento de pandemia que estamos vivendo, mas em todos os outros, precisamos tratar a saúde como prioridade, pois é a partir dela que mantemos a qualidade de vida e a dignidade da nossa população”, afirma.
Reichembach participou ativamente da instauração da maioria das estruturas de saúde citadas, em especial quando esteve a frente da administração municipal de Francisco Beltrão entre 2009 e 2012. Uma grande conquista para o setor durante o mandato de Reichembach como prefeito foi a implementação do curso de Medicina no campus da Unioeste no município, que formou sua primeira turma de médicos em novembro de 2018.
Outro grande empreendimento que vai fortalecer ainda mais a saúde do Sudoeste é o Hospital Intermunicipal, que já está em obras, e junto com o Hospital Regional, o CRE e o campus de Medicina da Unioeste, formam no Bairro Água Branca em Francisco Beltrão um dos mais completos complexos de saúde de todo o estado.
“O Hospital Intermunicipal fará atendimentos de média complexidade, aumentando ainda mais a capacidade do Sudoeste, que já conta com o Hospital Regional para os atendimentos de alta complexidade”, ressalta Reichembach.
A busca por recursos para a saúde dos municípios do Paraná tem sido uma das prioridades do mandato de Reichembach como deputado estadual. Desde 2015 o parlamentar ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa, e representa os interesses de cidades do Sudoeste e de outras regiões junto ao Governo do Estado e as secretarias estaduais.