Nos Bastidores do Esporte

FALECEU EM SÃO LOURENÇO D’OESTE O EX-GOLEIRO ORFÉLIO LAGO

FALECEU EM SÃO LOURENÇO D’OESTE O EX-GOLEIRO ORFÉLIO LAGO – Acometido de problemas cardíacos, faleceu no último dia 13 de maio 2020, em São Lourenço D’Oeste-Sc, o beltronense Orfélio Lago, filho do italiano Júlio Lago, pioneiro em Francisco Beltrão, proprietário do 1º moinho – o conhecido “moinho preto” – instalado na esquina na esquina da Rua Antonina com a São Paulo, nos anos 50. O garotinho da foto é Wanderley Trentin, filho do presidente/fundador/zagueiro do CE União Wolf Trentin e de Naura Granzotto Trentin. Wanderley atualmente reside em Curitiba.

Orfélio Lago deixa seu nome gravado na história do esporte de Francisco Beltrão. Jogou na jovem equipe do Vasco da Gama, no CE União, no Real e no Torino.
Teve atuações brilhantes nas equipes pelas quais passou. No futebol de salão (futsal) jogou defendo a equipe do Cruzeiro, patrocinada pelas Rações Cruzeiro de José Edair da Rosa, nos anos 60 e 70.
Os companheiros de Orfélio no futsal eram: Paulo Souto, Celso Carneiro, Ângelo Lima –
conhecido como Chinês Bodinho -, João Carlos Tessari, Pim Brocardo, Zé Pilotti e Zé Seleski, goleiro substituto de Orfélio.

Na foto – time de futebol Vasco da Gama: Crespo, Orfélio, Moacir
Nelson, Adelar De Ross, Hermes Vetorello, Mansueto Dala Vechia,
Laurentino Risso, Osni Cristófoli, Valmor Davoglio e Rui Ferronatto.
Orfélio Lago é o segundo, de camisa preta. A jovem equipe do
do Vasco da Gama jogava partidas amistosas contra o
o time Duque de Caxias nos anos 57/60, no
campo do quartel, ao lado do Rio Marrecas.

Laurentino Risso

Natural de Palmas-Pr Comentarista esportivo da Radio Educadora Colunista Jornal Opinião